Extrato FGTS – Consulta pela internet, smartphone, presencialmente

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS, foi criado pelo Governo Federal para ser um aporte financeiro para os trabalhadores no Brasil. Para saber se o valor está sendo depositado corretamente, saldo atual e outras informações, o trabalhador deverá consultar o extrato FGTS. Aprenda a seguir!

Infelizmente, o índice de desemprego aumentou nos últimos meses dada a crise econômica que passa pelo país. Muitas empresas de grande, médio e pequeno porte precisaram conter custos, e com isso, o número de desempregados aumentou consideravelmente. Neste contexto o FGTS 2020 ajuda a impulsionar a economia do país.

É muito importante ficar informado sobre o FGTS, é possível que a qualquer momento o benefício seja liberado, desta forma, iremos ensinar nos tópicos a seguir como fazer a consulta extrato FGTS de diversas maneiras. Continue lendo!

Para que serve o extrato FGTS

O extrato do FGTS é um documento que consta todas as informações e movimentações do benefício na conta do trabalhador. Dentre os dados citados no extrato, podemos destacar:

  • Valor do pagamento feito pelo empregador;
  • Saldo;
  • Juros, correções e atualizações monetárias;
  • Liberação de saque;
  • Ajustes na conta vinculada ao trabalhador.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo gerenciamento dos dados e informações do benefício, o trabalhador que tem direito ao FGTS deverá ficar sempre atento e consultar o FGTS para verificar se a conta está em situação regular.

Extrato FGTS

Para ter acesso ao Caixa extrato FGTS 2020, o trabalhador poderá fazer a consulta por meio de seis opções diferentes e gratuitas, veja abaixo:

  • Site da Caixa FGTS;
  • Agências da Caixa;
  • SMS;
  • Telefone;
  • Aplicativo;
  • Email.

Nos próximos tópicos vamos ensinar a consultar extrato FGTS das fomas citadas acima. Acompanhe a seguir. 

Dúvida frequente mais respondida:

Consulta Extrato FGTS

Fazer a consulta para visualizar o extrato é muito simples, a Caixa disponibiliza diversas opções, por meio da internet, celular e de forma presencial. O interessado deverá ter em mãos o número de inscrição social disponível na carteira de trabalho, RG e CPF.

Aprenda abaixo como emitir o extrato de várias formas:

Site da Caixa

Para consultar extrato FGTS por meio do site, será necessário fazer um cadastro para gerar a senha de acesso. Tendo documentos em mãos como: carteira de trabalho, cartão cidadão, identidade e CPF, o cadastro pode ser realizado em poucos minutos, é muito fácil, basta acessar o site abaixo e clicar em “Cadastro/Esqueci Senha”.

Após informar todos os dados, você receberá uma notificação no e-mail confirmando o cadastro, em seguida poderá usar a senha para fazer o login e a consulta extrato FGTS Caixa.

Veja o passo a passo a seguir:

Extrato FGTS
  • Acesse o site da Caixa: https://sisgr.caixa.gov.br;
  • Selecione a opção “Cidadão – login por NIS”;
  • Informe seu número de Identificação Social – NIS e senha de cadastro;
  • Clique em OK e tenha acesso ao extrato do FGTS.

Aplicativo FGTS 

O aplicativo do FGTS Trabalhador foi criado com o intuito de facilitar a vida de todas as pessoas que desejam utilizar os serviços do FGTS sem precisar se dirigir a uma unidade física de atendimento

Por meio do aplicativo é possível realizar consultas de saldo, atualizar endereço e localizar os pontos de atendimento da Caixa mais próximos. Tudo feito através do dispositivo móvel, que oferece a comodidade de acesso a qualquer hora e em qualquer lugar.

Veja a seguir como baixar o aplicativo para visualizar o extrato do FGTS. Acompanhe: 

Extrato FGTS
  • Abra no seu dispositivo móvel o Google Play ou APP Store;
  • Na opção de busca, digite FGTS Trabalhador;
  • Clique na primeira opção de aplicativo após a busca;
  • Toque em instalar e depois em aceitar e aguarde a instalação;
  • Feito isso, abra o app e faça o seu Login;
  • Informe o CPF, juntamente com a sua senha cadastrada;
  • Para consultar o extrato, clique em Saldo total do seu FGTS.

Telefone

A Caixa Econômica Federal oferece a Central de Atendimento por telefone, o trabalhador que tiver dúvidas sobre o benefício poderá ligar para o número 0800 726 01 01 e consultar todas as informações referentes ao FGTS, como: saldo, extrato, situação do benefício e outras opções.

SMS

No momento do cadastro da senha, o trabalhador deverá informar um número de telefone celular com ddd e ativar a opção de notificação sms. Toda vez que for feito um depósito ou qualquer outra atividade na conta do FGTS, o trabalhador receberá um sms com informações sobre o benefício vinculado.

Email

Da mesma forma que é feita a notificação via sms, caso o trabalhador queira receber notícias e informações referentes ao FGTS, deverá informar um email no ato do cadastro e ativar a opção de notificações.

Agências da Caixa Econômica Federal ou Casas Lotéricas

A consulta FGTS também pode ser feita indo diretamente em qualquer agência da Caixa ou Casa Lotérica, levando o cartão cidadão e documento de identificação com foto.

Saque FGTS

Extrato FGTS

Desde que o trabalhador tenha sua conta no FGTS ativa, ou seja, não foi demitido por justa causa ou pediu demissão, é possível fazer o saque FGTS, quando o valor estiver disponível na conta.

Para saber se o valor do benefício foi creditado corretamente, é preciso fazer a consulta extrato FGTS através de uma das opções citadas acima.

São 4 opções de saque, que iremos explicar para você agora. Veja como sacar o FGTS:

  • Caixa Eletrônico – Basta o trabalhador ter em mãos o seu cartão cidadão com a senha, no caixa a opção “Saque do FGTS” estará visível, é possível fazer a retirada entre R$1.500,00 e R$3.000,00.
  • Agências Lotéricas – Com o cartão cidadão, senha e carteira de trabalho, é possível fazer a retirada de até 3 mil reais.
  • Crédito em Conta – Caso o trabalhador tenha conta na Caixa, é possível também programar a transferência automática nela, sem limites de retirada.
  • Agência Bancária – É opção para aquele que não possui conta na Caixa mas necessita retirar um valor maior de 3 mil reais. É preciso ter em mãos um documento com foto e o NIS.

Para sacar o benefício é preciso saber se o valor foi depositado e está disponível para retirada, por isso é disponibilizado o Caixa extrato FGTS. É só consultar e ver todas as informações ligadas a conta.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do assunto tratado acima, deixe um recado abaixo que iremos responder logo em breve.

Deixe um comentário